Telescópio Espacial Hubble

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Minhas Observações na constelação Carina

No dia 26 de Abril de 2012 na cidade de Presidente Dutra Ma eu observei com meu telescópio a região da Quilha e Cruzeiro do Sul.
Eu utilizei meu refrator da Skywatcher acromatico de 120mm e distancia focal de 600mm.




Essa região do céu em especial para mim é fantástica, nessa foto de Fabio Phocos em grande campo podemos observar a constelação do Cruzeiro do Sul, a aglomerado aberto caixa de joias, a nebulosa escura Saco de Carvão, a nebulosa de Eta Carina e os aglomerados abertos ao redor de Eta, o NGC 3532, NGC  2516, IC 2602 as Plêiades do Sul


 

http://cyberplocos.com.br/fotos/fotos-generalidades/astrofotografiadegrandecampo/


Porem eu me concentrei nessa região em especial nos arredores de Eta Carina na constelação da Quilha



http://cyberplocos.com.br/fotos/fotos-generalidades/astrofotografiadegrandecampo/


A nebulosa de Eta Carinae é um objeto fantástico ao telescópio, junto com a de Orion eu acho as mais bonitas do hemisfério sul, suas estrelas ficam a mais ou menos 6.500 a 10.000 anos luz de nos cujas estrelas principais são as super massivas Eta Carinae e HD 93129A a estrela Eta Carinae está junta a uma nebulosa escura conhecida como Buraco de Fechadura e toda essa maravilha pode ser percebida a olho nu.



http://www.cyberplocos.com.br/fotos/fotos-generalidades/astrofotografiadegrandecampo/etaprocesscopy.jpg.php

Comecemos com o aglomerado NGC 3532 esse aglomerado aberto é um verdadeiro poço dos desejos é um  aglomerado aberto, são mais de 150 estrelas espalhadas por uma área de 1 grau de diâmetro, ele está a mais de 1321 anos luz e suas estrelas são de sétima magnitude.





http://telescopiourbano.blogspot.com.br/2010/04/ngc-3532-aglomerado-aberto.htmlo

O próximo alvo estelar foi o aglomerado aberto NGC 2516, esse magnifico aglomerado que faz parte do catalogo de Lacaille fica a 1300 anos luz com mais de 100 estrelas dispersas em um campo de 1 grau de diâmetro cujo o coração fica uma belíssima estrela vermelha o aglomerado e claramente visível a olho nu e com pequenos binóculos, fica localizada a oeste e ao sul da ponta da falsa cruz.




http://astronomia-para-amadores.blogspot.com.br/2012/03/quilha-carina.html

Por fim o IC 2602 Plêiades do Sul, esse aglomerado aberto é um dos mais impressionantes que já vi, essas estrelas azuis estão aproximadamente a 440 anos luz de nos, esse aglomerado está fora de nossa galáxia, mas está em rota de colisão com nossa galáxia, estima que ocorrera em cerca de 250 milhões de anos quando o aglomerado se dispersará pela força de maré com interações gravitacionais dos braços de nossa galáxia que levará a sua destruição.

http://www.wanderleyjunior.xpg.com.br/astrofc.htm

Meus equipamentos para observação alem de um céu límpido e sem nuvens, binoculo celestron 7x50mm, oculares plossl: 32mm, 20mm,15mm,12,5mm e 10mm, barlow de tripleto de 3 elementos 2,5x, diagonal prismática de 45º, diagonal dielétrica de 2 polegadas de 90º, Filtro V Block para aberração cromática.






Meu Binóculo Russo Tento 10x50mm






Minha caneta de laser verde para facilitar o estudo das constelações.







Meu CCD planetário para fotografar os planetas




Meu telescópio refrator adaptado com a diagonal dielétrica de 2 polegadas mais ocular possl de 32mm que me da um grande campo de visão.




Local em minha casa a onde eu admiro o universo






Vênus ao cair da tarde, sob as arvores de minha casa.





Um comentário:

Jefferson disse...

Cara ei Curti as fotos que vc tiro
eu tbm tenho um telescopio SkyWatcher, Mas eh um Refletor Newtoniano D=150mm F=1200 F/8
Todos diziam q ele eh mto bom, so q eu nunca tinha visto nada q me empressionasse muito
porem um dia apenas com a luneta de mira do telescopios eu tava vendo o ceu e ví um ponto branco... Benzadeus descobri os aglomerados! depois encontrei saturno,jupter venus etc... tipo eh lindo pra caramba, mas como vc faz pra encontrar esses aglomerados ai? sao lindos pakas... e meu telescopio eh bom soh q tenho apenas 2 lentes, uma 25mm e outra 10mm e uma Barlow 2x
o que posso ver com ele que me de um novo "Animo" pra continuar a explorar o ceu noturno?